DG

blogger com Doses na medida certa sobre gestão, finanças e empreendedorismo para administradores e gestores

DG

COMO VENCER A CRISE EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

como vencer a crise em tempos de coronavirus

Bem amigos, fomos assolados por uma Pandemia que tem causado além de uma crise no sistema de saúde em muitos países deve ocasionar também em proporções nunca vistas pela maioria de nós, uma crise financeira, que pode deixar muitos empresários falidos e outros tantos trabalhadores desempregados.

Confesso que pensei muito antes de escrever este artigo, como muitos outros empresários também fico preocupado com o que pode acontecer diante de um cenário tão incerto.  Com objetivo de conter a pandemia em muitas cidades  as autoridades impuseram isolamento total, já em outras o isolamento é parcial e direcionado apenas a pessoas do grupo de risco.

Na minha cidade até o momento em que escrevo este artigo, não temos nenhum caso confirmado; ainda assim o comitê de crise dias atrás decretou paralisação parcial do comércio ao permitir apenas empresas de segmentos considerados essenciais abrissem as portas.

Os efeitos de poucos dias com atividades paralisadas foi a queda sistemática das receitas, mesmo minha empresa estar elencadas no segmento essencial,  o que aumenta minha preocupação para o próximo mês quando chegar a época de cumprir as obrigações como pagamento de salários, aluguel, impostos, financiamentos e outros.

TENTE MANTER A CALMA

Para vencer a crise percebi que o primeiro passo é evitar o desespero,  quando se deixa ser tomado pelo medo você não consegue fazer uma analise de cenário e procurar possíveis alternativas para driblar a crise.

Então, se você que está lendo este artigo também está tomado pelo medo ou desespero diante do que se apresenta, digo que procure manter a calma para então analisar algumas possíveis alternativas.

No meu caso, o que tenho feito é já conversar com fornecedores e prestadores de serviços para prolongar o prazo de pagamento de algumas obrigações assumidas antes da pandemia mudar nossa rotina, outra decisão tomada é utilizar os recursos em caixa para pagar obrigações essenciais como folha de pagamento.

Deixei de pagar compromissos como parcelas de financiamento e impostos com objetivo de buscar uma negociação mais a frente com as instituições bancárias e com órgãos do governo, o intuito não é dar calote, de forma alguma, mas ganhar tempo para conseguir recursos para cumprir com estas obrigações.

Busquei acordo com o locador do imóvel para reduzir o valor pago do aluguel e reduzimos os horários de atendimento o que me possibilitou usar uma equipe menor, com isso pude fazer um rodizio e orientei a equipe a economizar energia por ligar somente os aparelhos essenciais ao funcionamento durante atendimento aos clientes.

Essas medidas tomadas serão uteis o que tem possibilitado manter a calma e mostrar para a equipe que estamos preparados para enfrentar a crise econômica que se apresenta.

Também é importante ficar atento a linhas de crédito que o governo deve disponibilizar em socorro as empresas.

O SEBRAE lançou um guia para orientar pequenos negócios a atravessar a crise provocada pelo Coronavírus, algumas sugestões mesmo de forma intuitiva já realizei, para acessar o guia, basta clicar AQUI.

RESPEITE AS NORMAS

Algo importante que gostaria de deixar claro é a necessidade de respeitar normas ao continuar com as portas abertas nesta época, adote procedimentos de higienização dos locais com grande fluxo de pessoas, evite aglomerações e busque proteger seus colaboradores.

Essas pessoas são essenciais para o funcionamento do seu negócio, então faça o máximo possível para resguarda-las, ofereça equipamento de proteção individual e se tiver atendimento ao público, limite a distancia entre elas e o cliente, com certeza não vamos querer que as pessoas que trabalham conosco entre nas estatísticas do vírus COVID-19.

SEJA POSITIVO

É difícil ser positivo diante de uma crise econômica ainda mais acompanhada de uma pandemia que infelizmente pode tirar muitas vidas, mas na medida do possível tenha pensamentos positivos, pois assim pode influenciar as pessoas que trabalham com você a também serem otimistas.

O QUE FAZER?

  • Salve este artigo – pode precisar consultá-lo a qualquer momento
  • Clique no sino na página inicial para ser avisado quando novos artigos forem postados, é rápido, fácil e grátis.
  • Encaminhe este artigo – seja legal, compartilhe esse conhecimento com que você se importa.
  • Comente – Me conte como esse artigo gerou para valor para você e para o seu negócio.
  • Volte a nossa página inicial e veja outros artigos relacionados a Empreendedorismo, Gestão e Finanças.
  • Sigas nossas redes sociais.
    facebook.com/dosesdegestao
    Instagram @dosesdegestao

Já que chegou até aqui baixe aqui o Guia Prático para Empreendedores Iniciantes, basta clicar na imagem.

GUIA PRATICO PAR CRIAR SEU NEGÓCIO
guia prático para empreendedores iniciantes

Curta nossos artigos e compartilhes com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com