DG

blogger com Doses na medida certa sobre gestão, finanças e empreendedorismo para administradores e gestores

DG

ESTRATÉGIAS PARA ORGANIZAR AS FINANÇAS PESSOAIS EM 2020

Olá amigos do blog Doses de Gestão, depois de um pequeno recesso de final de ano estamos de volta para trazer pra você doses na medida certa de conteúdo sobre Gestão, Empreendedorismo e Finanças. Prontos para pensar em como organizar as finanças em 2020?.

O primeiro artigo de 2020 é sobre finanças pessoais, o assunto chama atenção de muita gente, alguns por estarem endividados e não sabem como sair dessa situação, já outros querem começar a investir e tem pouco conhecimento relacionado a esse assunto.

SITUAÇÃO FINANCEIRA ATUAL

Vou fazer 03 perguntas, se a resposta de todas ou da maioria for SIM, você precisa urgente pensar em organizar suas finanças pessoais e esse é um bom momento, logo no começo do ano, quando as resoluções feitas ano passado ainda estão bem vivas na mente,

Pergunta 01: Você acha que gasta mais do que deveria; nunca sobra nada ou quase nada da sua renda ao final do mês?

Pergunta 02: Você está endividado com nome incluído no cadastro de devedores e tem parcelas vencidas pagando juros sobre juros?

Pergunta 03: Você deve para instituições financeiras ou não consegue mais pagar as parcelas do cartão de crédito?

Se a resposta foi SIM, a pelo menos duas das três perguntas, digo que precisa urgentemente de ajuda para organizar suas finanças pessoais e sair da condição de devedor para investidor, para isso basta seguir a estratégias listadas abaixo.

PRIMEIRA ESTRATEGIA: CONHEÇA SEUS GASTOS

O primeiro e mais relevante passo é conhecer seus gastos, é a partir dele que pode continuar os seguintes. Vamos lá, é algo simples, pegue papel e caneta ou abra uma planilha do Excel e faça duas colunas, na primeira no topo escreva GASTOS ESSENCIAIS e na segunda GASTOS NÃO ESSENCIAIS.

Na coluna de gastos essenciais, escreva aquelas despesas que você não pode ficar sem e na frente o valor, a exemplo do aluguel, alimentação e energia, são despesas essenciais para sua sobrevivência e que não podem ser retiradas do seu orçamento.

Exemplo de uma planilha simples para registro dos gastos, pode ser feita em uma agenda ou caderno

Na Coluna ao lado, escreva as despesas não essenciais e o valor, esses são aqueles que você consegue ficar sem, a exemplo da TV a cabo, Netflix, jantar fora e etc.

Essa atividade simples vai dar uma visão de quanto gasta com coisas essências e quanto gasta com coisas não essenciais; segue um modelo, mas quem decide o que é essencial ou não, é você; de acordo com a sua realidade.

SEGUNDA ESTRATÉGIA: CORTE GASTOS NÃO ESSENCIAIS

Agora que já sabe com o que gasta seu dinheiro, analise se seus gastos estão próximo ou ultrapassam o valor da sua renda mensal, em caso afirmativo é hora de reduzir ou cortar gastos.

Isso mesmo que eu disse, analise na planilha que acabou de fazer o que pode ser cortado ou reduzido e tome a firme decisão de eliminar esse gasto, você precisa fazer com que sobre parte da sua renda para fazer um fundo de emergência e depois começar a investir.

Esse passo só depende de você, lembre-se que a pessoa que você é hoje precisa ajudar a pessoa que vai ser no futuro, se não vai ficar num ciclo vicioso de ganhar e gastar.

Analise suas despesas e o que não é essencial deve ser eliminado ou reduzido, procure opções mais baratas se for o caso, até equilibrar as finanças é necessário realizar este passo.

Vamos dar continuidade ao exercício, faça uma terceira planilha e escreva no topo, COMPRAS PARCELADAS, abaixo anote as compras parceladas e quantas parcelas ainda resta, exemplo: Compra de TV, parcela 03 de 05 e na frente o valor.

Faça também o valor das parcelas que irão vencer nos meses à frente

Esse registro vai dar a você a visão de futuro, quanto da sua renda estará comprometidas para os meses à frente; vai fazer também que não compre mais a prazo, como já tem parcelas a pagar para esses meses.

Quando cumprir com esses compromissos, vai passar para a terceira estratégia.

TERCEIRA ESTRATÉGIA: EVITE GASTOS DESNECESSÁRIOS

Este passo para alguns é um dos mais difíceis, como tem dificuldade em controlar o impulso diante de uma vitrine ou uma oferta tentadora.

As lojas tanto físicas quanto virtuais já sabem que a maioria das compras é por impulso, as pessoas compram coisas que não precisam, ficam com armários abarrotados e cheio de dividas.

Desta forma, é importante evitar o consumismo desnecessário, comprar por comprar; se não consegue controlar esses impulsos acredito que precisa de ajuda especializada.

Muita gente precisa da aprovação de outros e só sentem seguras quando vestem uma roupa e/ou um calçado novo, neste caso é necessário entender o que acontece e procurar tratamento, ninguém precisa de um armário cheio de roupas e uma conta bancaria vazia.

Uma dica é usar Listas, sempre que sair as compras faça uma lista do que realmente NECESSITA; e siga esta anotação, outra dica é manter sempre essas planilhas atualizadas, assim ao final de cada mês vai conseguir visualizar o estado das suas finanças.

Vamos memorizar os passos? Conhecer os gastos primeiro passo, depois Cortar ou reduzir gastos não essenciais é o segundo passo e Evitar gastos desnecessários o terceiro. Próximo artigo vamos falar das opções de investimento que pode fazer com o dinheiro que vai sobrar da sua renda, te espero aqui.

O QUE FAZER AGORA?

Obrigado por ter chegado até aqui, espero ter ajudado, tenho visto o esforço de muita gente em tentar organizar as finanças e isso é um bom sinal.

  • Salve este artigo – pode precisar consultá-lo a qualquer momento
  • Encaminhe este artigo – seja legal, compartilhe esse conhecimento com que você se importa.
  • Comente – Me conte como esse artigo gerou para valor para você e para o seu negócio.
  • Volte a nossa página inicial e veja outros artigos relacionados a Empreendedorismo, Gestão e Finanças.

Já que chegou até aqui, baixe aqui o Guia Prático para Empreendedores Iniciantes, basta clicar na imagem.

Curta nossos artigos e compartilhes com seus amigos

One Reply to “ESTRATÉGIAS PARA ORGANIZAR AS FINANÇAS PESSOAIS EM 2020”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com