DG

blogger com Doses na medida certa sobre gestão, finanças e empreendedorismo para administradores e gestores

DG

COMO INVESTIR NA BOLSA COM POUCO CONHECIMENTO

Muitos leitores do dosesdegestao.com.br, seguidores do perfil do @dosesdegestao no Instagram e alunos da faculdade me procuram para tirar dúvidas sobre quais melhores aplicações para investir o seu dinheiro, SAIBA COMO INVESTIR NA BOLSA DE VOLARES COM POUCO CONHECIMENTO.

Confesso que fico surpreso com os questionamentos feitos e a mudança de comportamento, percebo que mais pessoas estão interessadas em fazer aplicações, alguns querem fazer investimentos na Bolsa, mas tem pouco conhecimento.

Fico feliz em saber que de certa forma, mesmo que em pequena escala e de forma bem modesta estou contribuindo para que esta mudança aconteça com meus textos sobre aplicações financeiras e os trabalhos voltados para o mercado financeiro que faço com os acadêmicos.

Este artigo é direcionado para quem tem pouco conhecimento sobre as opções de investimentos disponíveis e pouco tempo para acompanhar as oscilações típicas que acontecem com as ações, a opção mais conhecida do mercado de capitais.

MOTIVOS PARA INVESTIR NA BOLSA

O cenário atual apresenta uma taxa Selic ou a taxa básica de juros próximo a 5% ao ano umas das menores da história, o que influencia diretamente nas operações financeiras,

O que por um lado beneficia a aquisição de bens como casas e veículos pelos consumidores, pois devem pagar juros menores de empréstimos e financiamentos bancários, por outro lado reduz o retorno de aplicações financeiras como a caderneta de poupança.

Por este motivo a Bolsa de Valores aparece com uma opção de investimento mais interessante para investidores mesmo iniciantes e com pouco conhecimento, pois possibilita ter uma rentabilidade bem maior que a poupança ou de investimentos indexados à Taxa Selic.

Como sempre indico aqui no blog, antes de decidir por qualquer opção de investimento, é interessante obter o mínimo de conhecimento.

Esse conhecimento está relacionado também a qual o seu perfil de investidor, se tem perfil conservador ou agressivo, se está disposto a correr riscos com seu dinheiro e quanto tempo pode deixar os valores aplicados.

Uma ajuda muito interessante é o artigo APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES, publicado aqui mesmo no blog, ao ler o artigo pode também baixar o QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PERFIL DO INVESTIDOR para conhecer qual o seu perfil na hora de realizar investimentos.

INVISTA NA BOLSA COM POUCO CONHECIMENTO

Muitos podem pensar que para investir na Bolsa é preciso muito conhecimento, entender sobre Ações, indicadores, estudar as empresas e acompanhar a oscilação de preços dos títulos, investir na bolsa com pouco conhecimento é possível.

De fato existe modalidades em que é necessário muito conhecimento do investidor e que fique atento as oscilações do mercado, pode gerar maiores ganhos em menos tempo, em compensação os riscos sãos maiores, vamos tratar destas modalidades no futuro.

Uma opção interessante para investidores com pouco conhecimento e pouco tempo para acompanhar o mercado, são os Fundos de Investimento.

Segundo a corretora XP investimentos é “Tipo de aplicação financeira que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas), permitindo assim investir em uma variada cesta de ativos, em diferentes mercados. Esta carteira pode englobar Títulos de Renda Fixa, Títulos Públicos, Títulos Cambiais, Derivativos, Commodities, Ações, entre outros. Quanto mais diversificado o fundo, menor é o risco”.

Os fundos de investimento são aplicações em que investidores se juntam para realizar investimentos financeiros, que é administrador por especialistas contratados para atingir os objetivos de todos que é o aumento do capital.

A vantagem desta aplicação é que você não precisa ter muito conhecimento e tempo para operar, seu investimento é gerido por profissionais especializados e com larga experiência que buscam as melhores opções de ganho para o seu dinheiro.

Para investir você deve primeiro abrir a conta numa corretora, se não saber como fazer pode ver o artigo APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES , o link do artigo está disponível acima.

EXPERIENCIA COM FUNDOS DE INVESTIMENTO

Vou relatar minha primeira experiência nessa modalidade, no meu primeiro teste, fiz um aplicação de R$ 1.000,00 em um Fundo de Investimento na corretora que tenho conta, fiz o deposito dia 07/08/2019 e no dia 09/09/2019 pouco mais de um mês fiz o resgate do valor investido mais a rentabilidade do período, que foi de R$ 1.088,95 um ganho acima de 08% ao mês, para terem uma ideia, é mais do que a poupança rende durante todo o ano.

O motivo que me fez resgatar meu capital, foi que percebi que o fundo apresentava tendência de queda, depois deste primeiro teste fiz mais 03 aplicações em fundos diferentes, apenas um desses me deu retorno abaixo do esperado, fiz o resgate e apliquei em um fundo operado por outra gigante deste segmento.

É preciso entender antes de investir que as modalidades desses tipo de aplicação vão de moderado a agressivo, quanto mais agressivo é o fundo maiores são suas chances de ganhos também serão as possibilidades de percas, o interessante é acompanhar o resultado passado e reservar alguns minutos por dia apenas para acompanhar o resultado diário ou se preferir pode visualizar uma vez por semana.

Não estou aqui prometendo ganhos, deixo claro que deve começar a mudar sua relação com o dinheiro e deixar que ele trabalhe pra você, que deve analisar seus hábitos de consumo para começar a fazer um fundo de reserva.

Agora que já sabe que é possível investir na bolsa com pouco conhecimento, veja os próximos passos.

O QUE FAZER AGORA?

  • Salve este artigo – pode precisar consultá-lo a qualquer momento
  • Encaminhe este artigo – seja legal, compartilhe esse conhecimento com que você se importa.
  • Comente – Me conte como esse artigo gerou para valor para você e para o seu negócio.
  • Volte a nossa página inicial e veja outros artigos relacionados a Empreendedorismo, Gestão e Finanças.

Já que chegou até aqui baixe aqui o Guia Prático para Empreendedores Iniciantes, basta clicar na imagem.

Curta nossos artigos e compartilhes com seus amigos

One Reply to “COMO INVESTIR NA BOLSA COM POUCO CONHECIMENTO”

  • Muito bom… ouvir conselhos de quem põe a pele em risco é sem dúvidas a forma mais confortável e segura para
    quem quer aprender e arriscar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com