DG

blogger com Doses na medida certa sobre gestão, finanças e empreendedorismo para administradores e gestores

DG

Acertos na gestão de empresas do varejo que aumentam sua eficiência

Quais possíveis acertos na gestão de empresas do varejo que aumentam sua eficiência? Vamos ver algumas respostas neste artigo.

Alguns empresários podem ter uma empresa estabelecida com vendas regulares e um bom faturamento, mas apresentar um lucro pequeno. Pode parecer contraditório, ter muitas vendas e baixo retorno, mas essa é a real situação de muitos lojistas do comercio varejista.

Cabe ressaltar que o sucesso de um empreendimento está relacionado a quanto é gasto com suas atividades operacionais necessárias ao seu funcionamento. O ideal é fazer mais com menos.

Durante minhas aulas de Administração Financeira quando falamos sobre Rentabilidade e Lucratividade das empresas me deparo com exemplo dos próprios alunos de situações em que os gestores não tem conhecimento dos números da organização.

Já outros citam exemplos reais de empresários com dificuldade em interpretar os dados financeiros, tomam decisões sem nenhuma fonte  para auxilio e o resultados  são empresas com estoque grande e parado, pouco capital de giro e colaboradores sem treinamento e desmotivados.

Para evitar algumas dessas situações, você empresário pode seguir esses passos.

PASSO 01:CONHEÇA A ROTINA E ESTABELEÇA PROCESSOS NA SUA EMPRESA

Quando uma empresa é administrada por meio do “achismo” fica difícil ter uma visão das suas rotinas e processos, com isso as atividades diárias ficam confusa e sem organização.

Na gestão moderna é de suma importância para qualquer empresa não importa o segmento ter processos e ações estruturados que precisam ser incorporados naturalmente a cultura organizacional.

Esse processo leva tempo, mas precisa ser feito, cada departamento e pessoa que dele faz parte deve saber quais são suas atribuições e responsabilidades, conhecer a estrutura de liderança interna e colaborar para a execução das tarefas de forma a buscar a excelência.

PASSO 02: INVISTA EM TECNOLOGIA

Para ajudar no crescimento da organização o gestor precisa de informações cada vez mais rápidas e assertivas. As empresas do segmento varejista devem ter em mente que precisam de ferramentas que auxiliem no processo de tomada de decisão.

Esse investimento deve ser continuo, não bastar adquirir uma solução de ponta se não houver investimento na capacitação das pessoas que vão utiliza esta ferramenta.

 A utilização correta da tecnologia possibilita que o gestor obtenha indicadores de eficiência da sua gestão e fornece um cenário de previsibilidade, ou seja saber o que vai acontecer no futuro, isso facilita e muito o planejamento.

PASSO 03: INVISTA NAS PESSOAS

O maior patrimônio de uma organização não é o seu ativo, ou seja seu bens moveis e imóveis. O maior valor para uma empresa são as pessoas, ou o seu capital intelectual.

Quando o gestor reconhece esta verdade da gestão moderna não considera como gasto o investimento em conhecimento.

 acertos na gestão de empresas do varejo que aumentam sua eficiência
O maior patrimônio de uma empresa é o seu capital intelectual,
ou seja as pessoas.

Investir em conhecimento sempre traz os melhores resultados, ainda mais quando falamos do universo empresarial, as pessoas são as grandes responsáveis por gerar receita, a tecnologia de última geração só pode trazer o resultado esperado quando tem gente que consegue utiliza-la.

Empresas que investe no ser humano são mais produtivas, pessoas com conhecimento na sua área de atuação são mais motivadas e produzem mais.

PASSO 04: NÃO IGNORE OS SINAIS

Uma empresa que está perto de uma problema em alguma área começa a apresentar sinais, exemplo, dificuldade em cumprir com suas obrigações financeiras no prazo, como pagar fornecedores, impostos e colaboradores.

Este é um sinal que o gestor deve ficar a atento a pontos como inadimplência, prazo de pagamento muito curto e prazo de recebimento muito longo, lentidão para girar o estoque ou formação equivocada do preço do venda.

Empresas com índice alto de rotatividade, os gestores não conseguem reter bons colaboradores, é sinal que a área da gestão de pessoas está com problemas.

Cabe ao gestor ficar atento aos sinais, é como o corpo humano que perto de ter algum problema de saúde, apresenta sintomas que devem ser verificados antes de um problema maior surgir.

O QUE FAZER ENTÃO?

Não confie apenas na sua intuição, procure conhecimento técnico especializado como o SEBRAE que auxilia empresários, invista em conhecimento e tecnologia sempre acertos na gestão de empresas do varejo que aumentam sua eficiência

Contrate uma consultoria especializada na área que tem dificuldade, não administre confiando apenas no “achismo”. Empresas inovadoras conseguem sucesso mais rápido, pegue a dica.

Depois siga os passos:

  • Salve este artigo
  • Compartilhe com amigos
  • Deixe um comentários nas nossas redes sociais
  • Volte a nossa página inicial e veja outros artigos relacionados a Empreendedorismo, Gestão e Finanças.

    Já que chegou até aqui baixe aqui o Guia Prático para Empreendedores Iniciantes, basta clicar na imagem.
Curta nossos artigos e compartilhes com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com