DG

blogger com Doses na medida certa sobre gestão, finanças e empreendedorismo para administradores e gestores

DG

03 SIMPLES PASSOS PARA MUDAR SUA ATITUDE COM RELAÇÃO AO DINHEIRO (GARANTIDO!)

Por que é importante mudar a atitude com relação ao dinheiro?  Vamos analisar os dados de uma pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Credito) Brasil de 2018 mais de 62 milhões dos brasileiros terminou o ano com nome no cadastro de devedores, um aumento de pouco mais de 4% se comparado ao ano anterior.

Esses dados revelam que uma parte considerável dos consumidores estão preocupados apenas em comprar e na maioria das vezes com parcelas a perder de vista, pensam apenas na valor da parcela, mas não se preocupam em saber se este compromisso ainda cabe no orçamento mensal.

Já outros tiveram um revés financeiro como perca do emprego, doença na família ou outro fator que faz com que não consigam cumprir com estes compromissos, em alguns casos mesmo com um fundo de reserva tem seus nomes inscritos no cadastro de devedores.

PASSO 01: SÓ COMPRE O QUE DE FATO CONSEGUE PAGAR

A quantidade de dinheiro que você tem está relacionado a sua atitude para com ele.  Caso não consiga juntar dinheiro e está entre os 62 milhões dos brasileiros citados acima provavelmente tem a atitude errada.

Se você é do tipo que gasta mais do que ganha, provavelmente está fazendo o processo inverso, ao invés de controlar o seu dinheiro, está sendo controlado por ele. Quando isso acontece com certeza tem dificuldades em fechar as contas do mês e não sabe como sair dessa situação desastrosa.

Só compre o que de fato consegue pagar.

O atraso das parcelas das compras a prazo traz algo que piora a situação, são os terríveis juros compostos ou o famoso juros sobre juros, uma dívida no cartão de crédito hoje de R$ 1.000,00 (Hum mil reais) deve dobrar de valor em questão de meses e você não vai conseguir pagar a não ser que busque negociar antes que vire uma bola de neve.

As lojas também cobram juros quando você atrasa uma parcela e esses juros não estão na mesma proporção dos descontos concedidos para compras à vista, sem contar que quando você compra parcelado já vai pagar juros para que a loja faça o parcelamento.

Os juros aumentam todo dia e não faz diferença entre dia útil, finais de semana e feriado, enquanto a parcela não é paga ela aumenta de valor e faz com que você perca ainda mais dinheiro.

Para ter mais dinheiro na sua conta corrente ou poupança, você deve mudar sua atitude e não deixar ser controlado pelo dinheiro, tenha em mente que mudanças não são fáceis, mas necessárias.

Evite compras parceladas com juros exorbitantes e não deixe em hipótese nenhuma de pagar a fatura do cartão de crédito.

Pegou a ideia do passo 01? Mude sua atitude com relação ao dinheiro, SÓ COMPRE O QUE DE FATO CONSEGUE PAGAR para não ficar escravo das dívidas.

PASSO 02: PROCURE SER ESPECIALISTA EM FINANÇAS

Para te ajudar nesse passo, tem artigos muito interessantes sobre finanças pessoais leia a série de artigos Como Controlar Suas Finanças Pessoais em 03 passos, clicando AQUI.

Um resumo do que pode ver nesse artigos é procure conhecer seus gastos, saiba quanto do seus rendimentos é usado para custear suas despesas fixas como energia, alimentação, aluguel e outras.

Esse valor já está comprometido, você não pode dispor dele para outros fins, por este motivo é tão importante registrar tudo o que gasta.

Faça isso em planilhas, na sua agenda ou melhor em um aplicativo especifico sobre finanças pessoais, essas anotações vai dar você uma ideia de quanto das suas receitas já está comprometida com as despesas essenciais e se podem se reduzidas.

Vou te mostrar um modelo de uma planilha que utilizei anos atrás durante muito tempo e que foi muito útil em me ajudar a conseguir vários objetivos na minha vida, caso tenha interesse pode deixar um comentário com seu e-mail e envio pra você.

Esta planilha é de 2017, utilizava o modelo de Fluxo de Caixa Previsto e Realizado.
Uma coluna para as despesas prevista no mês e ao lado o que de fato foi pago era registrado no Realizado. Mesmo de forma simples conseguia com ela ter uma cenário do que iria gastar nos meses á frente nas coluna de despesas previstas.

Simples assim, não tem segredo, então mãos à obra, comece hoje mesmo e depois deixe um comentário com o resultado.

Vou te mostrar um lista de aplicativos que pode utilizar, prefiro registrar os gastos em um aplicativo pois sempre que preciso fazer um pagamento, já anoto de imediato não corro o risco de esquecer.

Pegou a ideia do Passo 02? Procure ser um especialista em finanças, busque informações sobre o assunto, desenvolva mente de poupador ou investidor.

Seja um especialista nas suas finanças, saiba pra onde vai cada centavo que ganha, com o tempo vai conseguir poupar dinheiro e depois começar a investir em aplicação que farão seu dinheiro trabalhar pra você.

PASSO 03: TENHA UM CONSUMO CONSCIENTE

Não compre o que não consegue pagar. Aquela roupa, eletrodomésticos ou smartphone novo pode esperar, melhor uma noite tranquila do que o nome sujo na praça. Talvez você diga, mas eu preciso de uma roupa nova, para ir a uma festa.


Eu pergunto, precisa mesmo? Você não consegue ir a essa festa com o que você já tem no seu guarda roupa? Deve ter peças que vestiu apenas uma vez, mas como já postou não quer vestir mais. E a pergunta que eu faço pra você é: Quem se importa?

Quem se importa se vai vestir a mesma peça, duas, três ou 10 vezes? Provavelmente quem perde tempo para reparar que alguém usou a mesma peça em outra ocasião não deve ter nada melhor pra fazer ou a opinião desta pessoa não tem importância.

Pare de querer agradar os outros ou achar que viver para o Instagram é o mais importante, só compre o que tem certeza que consegue pagar, para saber se pode pagar comece agora a mudar a forma com que administra seu dinheiro.

Seja consciente no seu consumo, você precisa realmente de todos os itens que comprou? Questione se usa a ação de comprar apenas como uma pílula de felicidade momentânea, depois os utensílios que adquiriu vai ficar guardado em algum armário ou closet e dificilmente vai se lembrar que ele existe.

PEGUE A IDEIA E SIGA OS PASSOS

Passo 01: Mude de atitude com relação ao dinheiro, pense no futuro e procure ferramentas para controlar suas finanças pessoais.

Passo 02: Procure ser um especialista em finanças pessoais, conheça seus gastos, procure controla-los e evite pagar juros.

Passo 03: Tenha um consumo consciente, viva a dentro da sua realidade não se preocupe em viver para o Instagram.

Passo 04: Salve esse artigo nos seus favoritos e volte sempre a este blog, aqui você encontra informações novas que podem te ajudar.

Passo 05: Compartilhe com amigos que você acredita que também precisam de uma ajudinha.

Passo 06: Siga nossas redes sociais e deixe um comentário.

Já que chegou até aqui, aproveite e baixe agora o Guia Prático para Empreendedores Iniciantes, clique AQUI. É rápido, fácil e o melhor é de graça.

Curta nossos artigos e compartilhes com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com