DG

blogger com Doses na medida certa sobre gestão, finanças e empreendedorismo para administradores e gestores

DG

CONTROLE SUAS FINANÇAS PESSOAIS – PASSO 02

NÃO GASTE ANTES DE GANHAR

O segundo passo é não gaste antes de ganhar, em termos simples quer dizer não compre à prazo ou compre à prazo somente quando realmente precisar. As lojas criam a todo o momento formas de promover seus produtos e vendem com parcelas que vão de 06, 10, 12 até 18 vezes, muitas delas sem entrada.

Alguns só precisam dos comprovante de renda e de residência e já tem credito liberado, já outros conseguem um cartão de crédito com limite considerável e tem poder de compra nas mãos. Essa facilidade de acesso ao crédito junto ao desejo de obter algum item contribui para as empresas finalizarem o que elas mais querem, o processo de compra.

Ouvi um ditado simples uma vez que faz todo sentido, “Compre sem entrada e fique sem saída”, o desejo das grandes de rede de vender e o crédito facilitado faz com que muitos fiquem sempre com seus ganhos comprometidos e nunca consigam fazer um fundo de reserva para imprevistos futuros.

“Compre sem entrada e fique sem saída”

O que muita gente não considera antes de comprar à prazo é se esta parcela ainda cabe no orçamento, como não conhecem seus gastos, consequência da falta de registro não sabem quanto da sua renda já esta comprometida com as despesas mensais necessárias à sobrevivência.

Acumulam parcelas e mais parcelas o que faz com que seus ganhos não consigam cobrir suas despesas fixas mais estes compromissos, inevitavelmente tem seus nomes incluídos no  cadastro de devedores, pagam juros sobre juros altíssimos e não conseguem mais estabelecer sua saúde financeira.

Pior ainda quando esta divida é no cartão de crédito, onde os juros são estratosféricos, o valor da divida mais que dobra de um ano para o outro, o que torna quase impossível quitar com estas obrigações.

Cabe então a você caso esteja nesta situação ou na iminência de entrar procurar ajuda, para isso deve ter mente que vai ser necessário sacrifício como mudar alguns hábitos. Inicialmente considere o passo 01 REGISTRE TODOS OS GASTOS, se ainda não o fez poder ler este passo ao clicar Aqui.

Como vimos no passo 01, temos despesas necessárias a nossa sobrevivência, a maioria não podem ser cortados, podem ser reduzidas. Então você já reserva dos seus ganhos o valor necessário para pagamento dessas despesas

Caso esteja endividado procure negociar com seu credor, parcelar a divida com valor acessível para com isso parar a correção de juros, inclua este valor negociado nas suas despesas fixas mensal até cumprir com esta obrigação, durante o pagamento da divida evite compras à prazo, priorize compras à vista e quando puder adiar a compra melhor para você.

Dicas:

  • Evite compras à prazo e comprometer sua renda no futuro.
  • Evite pagar juros recorrentes, Negocie com seus credores para paralisar a correção destes juros.
  • Não atrase a fartura do cartão de crédito.
  • Compre o necessário.

Fique ligado no passo 03 INVISTA ANTES DE GASTAR, vai sair ainda esta semana, acesse sempre o blog para acompanhar dicas que pode ajudar a controlar suas Finanças. Ajude aquele seu amigo que dificuldades em controlar as finanças, compartilhe esse artigo com ele.

Aproveite e baixe o Guia Prático para Empreendedores Iniciantes, clique AQUI. Eu não sei até quando esse conteúdo de extrema qualidade vai ficar disponível aqui na página. Baixe o seu agora mesmo.

Curta nossos artigos e compartilhes com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com