DG

blogger com Doses na medida certa sobre gestão, finanças e empreendedorismo para administradores e gestores

DG

CONTROLE SUAS FINANÇAS PESSOAIS – PASSO 01

REGISTRE TODOS OS SEUS GASTOS

O primeiro passo para controlar suas finanças pessoais consiste em registrar seja em uma agenda, planilha do Excel ou de preferência algum aplicativo de finanças todos os seus gastos pessoais realizados durante o mês, desde pagamento de luz,  compra de supermercado a uma ida no cinema com a família..

A finalidade é saber como gasta seu dinheiro,  identificar quais são e qual o peso das despesas na sua renda, seja aquelas que todos os meses devem ser pagas como conta de luz, telefone e alimentação mesmo que tenha alterações de valor de um mês para o outro ou aquelas que acontecem de forma esporádica, como uma ida ao cinema ou uma saída para jantar com amigos.

Não importa o quanto você ganha, mas o quanto você gasta

Parece ser difícil fazer registro de tudo ou pelo menos dos gastos mais importantes, por este motivo o mais indicado é fazer através de um aplicativo e lançar os pagamentos no momento que acontecer.  É necessário muita disciplina, mas não é impossível, ao final de um mês inteiro, você vai conhecer quais são seus maiores “gargalos”.

Este registro serve também para criar um cenário de previsibilidade,  saber quanto já tem comprometido do seus rendimentos meses à frente, exemplo você comprou um item em 10 parcelas, com esse lançamento já é possível saber que nos próximos meses parte da sua renda já estará comprometida.

Sugestões de Aplicativos
1 – GuiaBolso
2 – Gastos diarios
3 – Minhas Economias
4 – Wisecash
5 – Finance

Para ilustrar como é importante fazer anotações, vamos imaginar uma torneira que joga água em um reservatório, a torneira representa suas fontes de renda, a água é o seu dinheiro, caso esse reservatório tenha um buraco  ou vários buracos  que neste caso são seus despesas a água praticamente passa direto, não dá tempo de armazenar.

Muitas vezes esses buracos aumentam no reservatório e menos água é armazenada,  em uma linguagem simples, se suas despesas forem maiores que suas receitas você nunca vai conseguir ter sobra de dinheiro para poupar ou investir, agora quando você começa a tapar esse buracos, que nada mais é que cortar ou reduzir despesas, a água começa a armazenar é como se sobrasse dinheiro na sua conta.

Só que para tapar reduzir o tamanho dos buracos do reservatório você precisa saber quais são e onde estão, por este motivo é tão relevante fazer anotações, pode ser que você gaste muito com entretenimento, saídas para lanchar e jantar fora, neste caso seria prudente reduzir essas saídas e procurar programas mais caseiros.

Pode ser que o problema seja compra de roupa em excesso, acessórios ou itens eletrônicos em varias parcelas, neste caso cabe avaliar se você realmente precisa destes itens e ainda mais comprar parcelado, pagar juros e comprometer a renda durante vários meses.

Ficou claro como é importante registrar todos  os gastos, este passo permite ter informações sobre quais destes gastos podem ser reduzidos ou cortados com a finalidade de sobrar recursos com para fazer um fundo de reserva ou realizar investimentos, este passo serve também para pequenas e médias empresas.

Fique ligado no passo 02 que já está disponível na pagina inicial, o tema é NÃO GASTE ANTES DE GANHAR. Compartilhe com seus amigos ou com quem você acha que precisa de uma ajudinha para organizar as finanças.

Aproveite e baixe o Guia Prático para Empreendedores Iniciantes, clique AQUI. Eu não sei até quando esse conteúdo de extrema qualidade vai ficar disponível aqui na página. Baixe o seu agora mesmo.

Curta nossos artigos e compartilhes com seus amigos

One Reply to “CONTROLE SUAS FINANÇAS PESSOAIS – PASSO 01”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com