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CHAMAR A ATENÇÃO DO PÚBLICO ALVO PARTE 02

Continuação de 05 coisas que você deve saber antes de empreender

Como prometido vamos dar continuar o texto da semana passada sobre o terceiro passo: CHAMAR A ATENÇÃO DO PÚBLICO ALVO. Para facilitar sua compreensão vou suar minha experiência como empreendedor para que consiga associar a prática com o conteúdo teórico anterior.

NEGÓCIO QUE NÃO DEU CERTO

Quem acompanha deste o inicio esta serie de artigos sobre empreendedorismo, sabe que iniciei 04 negócios distintos em épocas diferentes e dos quais 03 tiveram que ser fechados. Essa vivencia me deu experiência prática sobre o tema empreender.

Vamos lá ao que interessa, a franquia que abrimos conforme relatado na seção anterior, deixou um pouco a desejar nesse quesito, ela até tinha um plano de marketing, mas não definia de fora clara que era nosso publico alvo.

Abrir um negócio, com minimo de conhecimento da área, consequência de pouco treinamento e sem saber quem são seus possíveis clientes é terrível, na minha cabeça todos eram possíveis clientes, por isso minha forma de divulgação no inicio era pagar carros de som com textos intermináveis, lia toda lista de serviços que oferecíamos nas principais ruas da cidade e em bairros mais distantes do centro.

Jogava fora o pouco dinheiro que ainda tínhamos, o texto era extenso com termos complexos, pessoas desses bairros mais distantes não deviam compreender muita coisa. Na sequencia passamos a imprimir panfletos de frente e verso e pagar pessoas para distribuir nas avenidas mais movimentas, mais uma vez um fracasso, os clientes não vinham através dessa forma de divulgação.

Depois das investidas frustradas, tentamos o rádio que gerou um resultado aquém do esperado, por fim, fizemos um empréstimo e tentamos na TV Local, melhor resultado que tivemos.

No horário que aparecia nosso comercial  aumentava  a procura pelos nossos serviços, quando percebi que o nosso público alvo, era pessoas da terceira idade que tinha pouco ou nenhum conhecimento de tecnologia, não assistia TV a cabo e não tinha acesso a internet, a forma de ficarem informadas era assistindo um programa da TV local.

Apareceu então um empecilho, a renda desse consumidor, como eram pessoas de baixa renda, para eles nossos serviços eram caros e espantava esses potenciais clientes.

Também tentei divulgação através do Facebook, mas por não entender quem era meu publico alvo, deixei de aproveitar as ferramentas desta rede social, que ajuda a formatar um público para quem a mídia vai ser promovida.

Mais um vez joguei dinheiro precioso fora ao anunciar de forma genérica para todo mundo. Hoje consigo entender que na época meus potenciais clientes precisavam de uma linguagem de fácil compreensão.

Deveria ter utilizado formas de comunicação que chamasse mais atenção do que querer a todo custo divulgar uma lista com todos os serviços, com termos confusos, poderia ter feito panfletos com menos texto e com informações direcionadas para o público da terceira idade.

Se estiver pensando em empreender parabéns pela coragem, não é uma tarefa fácil, exige muito esforço e equilíbrio emocional para lidar com as dificuldades, segue uma dica, antes de iniciar um negócio já tente descrever de forma clara quem são seus clientes, que características em comum eles tem, depois se pergunte como pode alcançar essas pessoas?

Exemplo se o seu público alvo for jovens entre 13 a 18 anos, dificilmente você vai conseguir atingir esse publico através da TV aberta ou rádio, será mais fácil falar com essa audiência através das redes sociais, com mídias digitais que prendam sua atenção.

Depois que definir todas as informações do seu público alvo, fica mais fácil elaborar planos de divulgação que consigam alcançar e chamar atenção desses consumidores, pois vai utilizar estratégias de promoção especificas para cada grupo de pessoas que deseja atingir.

Não pense que este passo é desnecessário, em nada contribui para o sucesso do negócio, deixo aqui a experiência prática de começar um negócio sem entender do produto e sem conhecer o público alvo, o resultado foi certo, fechamos as portas e perdermos dinheiro.

Permita-se fazer estas analises, questione-se sempre se seus clientes estão mudando, a tecnologia evolui tudo muito rápido, o que esta na moda hoje, daqui a uma semana é passado, seu negócio para se manter no mercado necessita de divulgação constante para ficar na mente do consumidor.

REFLEXÃO

A terceira coisa que você precisa saber antes de empreender, para que o seu negócio tenha sucesso ele vai precisar de muita divulgação, isto é um fato, para isso você precisa utilizar o marketing a seu favor.

Utilize o marketing para chamar a atenção do seu consumidor de forma constante e direta, no entanto para isso acontecer, primeiro você precisa definir quem é, e onde esta o seu público alvo, sem estas informações os investimentos em propaganda podem gerar pouco ou nenhum resultado.

Bem galera esse foi só um trecho das 05 coisas que você precisa saber antes de empreender. Se eu tivesse tido acesso a um conteúdo similar com tantas dicas práticas como este não teria perdido tanto tempo e dinheiro, não faça como eu, receba a versão grátis do Livro digital após preencher seus dados aqui mesmo no site, depois só aguardar no seu e-mail.

Não perca tempo e dinheiro ao abrir um negócio, veja esse guia prático com 05 coisas (INDISPENSÁVEIS) que você precisa saber antes de empreender.

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