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CHAMAR A ATENÇÃO DO PÚBLICO ALVO PARTE 01

Continuação de 05 coisas que você deve saber antes de empreender

Quem nunca ouviu a metáfora “a propaganda é a alma do negócio”?  De fato essa expressão faz todo sentido, pois um negócio que não é visto não é lembrado e se não é lembrado, consequentemente os clientes irão comprar em outro lugar, por esse motivo faz sentido concordar que quanto mais pessoas conhecem sua marca maiores as chances de sucesso do seu empreendimento.

 As pessoas precisam saber que sua empresa existe para que possam ter interesse em adquirir algo com você, ninguém tem bola de cristal para saber que inaugurou um novo negócio e vende algo que pode satisfazer uma necessidade ou desejo.

Ainda mais no início quando ninguém sabe da sua existência é necessário promover sua empresa para que mais pessoas possam tomar conhecimento, mas essa divulgação precisa ser planejada, por este motivo é tão importante conhecer bem os passos anteriores.

Assim para você promover seu produto, primeiro é essencial conhecer bem seu publico alvo, se não souber quem são seus potenciais clientes você pode jogar dinheiro fora com propaganda mal direcionada e não ver resultado nenhum.

Saber quem é seu publico alvo é essencial para que o negócio possa prosperar, quando se tem recursos para contratar agencias ou consultores para desenvolverem pesquisas bem elaboradas, um plano de marketing bem detalhado, aumenta e muito as chances de sucesso, mas quando falarmos de pequenos empreendimentos que começam com pouco ou quase nenhum recurso, como diria um termo bem popular “com a cara e com a coragem”,  o que pode-se fazer para tentar descobrir quem são os potenciais consumidores? Vamos juntos analisar algumas situações e a experiência pratica deste que vos fala para facilitar a compreensão.

O QUE É PÚBLICO ALVO?

Público alvo é um segmento da sociedade com algumas características em comum, exemplo:  Sexo, renda, localização, interesse e etc. Se o seu empreendimento vai atender uma parcela dessa sociedade, quem é esta parcela? Os seus consumidores serão na maioria homens ou mulheres? Quais são seus interesses? Essas são apenas algumas perguntas que pode ajudar a encontrar quem são seus possíveis clientes.

Outro fator que pode contribuir muito para entender o perfil do seu publico, e pensar a renda desse consumidor, é que ela influencia e muito na sua decisão de compra, pois quanto maior a renda, produtos mais personalizados deve adquirir, então o seu produto visa atender clientes com maior ou menor poder aquisitivo? Questione-se.

Para entender melhor vamos usar exemplo de uma loja do segmento de vestuário, a loja que vende peças repetidas e estampas iguais tem como objetivo atender um publico com renda menor, enquanto uma loja que vende peças exclusivas de uma coleção de uma marca famosa, deve atender pessoas com maior renda, sendo assim você pode formar o perfil de renda do seu publico alvo, exemplo: mulheres, entre 19 e 35 anos com renda entre 01 a 04 salários mínimos.

Quando o empreendedor consegue definir quem e onde estão seus potenciais clientes, fica mais fácil elaborar um plano de marketing, saber que características em comum eles tem facilita o trabalho de divulgação, pois a propaganda pode ser direcionada, utilizando ferramentas que possam alcançar essas pessoas.

Na próxima terça-fera darei continuidade a esse post, com relato da minha experiencia como empreendedor de negócios que não deram certo por não saber chamar a atenção do público alvo de forma correta, não percam, e gostaria muito de saber o que estão achando? Podem deixar comentários aqui no blog ou nas paginas do Facebook ou Instagram.

Em breve nosso e-book com 05 coisas que você deve saber antes de empreender vai estar disponível, fique ligado para ter a sua versão grátis.

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