DG

blogger com Doses na medida certa sobre gestão, finanças e empreendedorismo para administradores e gestores

DG

MOTIVAÇÃO – A DIREÇÃO PARA VENCER DESAFIOS

É comum observar que as pessoas tem diferentes reações diante de uma mesma situação, a exemplo disto, alguns acordam determinados a vencer mais um dia de trabalho, procuram ser inovadores em suas áreas de atuação, não desistem diante das dificuldades, são altruístas e positivos com relação ao futuro, já outros acordam sem animo para este mesmo dia, estão ligados no piloto automático, cumprem uma carga horaria e apenas isso, sua meta é terminar o dia e voltar pra casa, sem maiores perspectivas.

Esse comportamento está relacionado ao tema do nosso artigo da semana, Motivação. Que em termos simples, é o impulso interno de cada individuo que leva a ação, a condição do organismo de cada ser. Logo é possível perceber que a motivação é um processo interno, é de dentro pra fora, e os fatores externos podem afetar o comportamento de cada  ser humano. No mundo corporativo o termo Motivação é muito utilizado e valorizado, as empresas investem alto para entender o comportamento humano e para criar estímulos motivacionais que possam criar ações positivas dentro do ambiente de trabalho.

Um conteúdo muito relevante nos cursos de Administração de Empresas e que procura explicar o comportamento humano e suas motivações, é a Pirâmide de Maslow, também conhecida como hierarquia das necessidades de Maslow. Um psicólogo norte-americano chamado Abraham Maslow, desenvolveu uma pirâmide para separar de forma hierárquica as diferentes necessidades humanas e tentar explicar as motivações e desejos dos indivíduos.

Vou tentar ser o mais didático possível para mesmo quem não é da área consiga compreender, Maslow separou de forma hierárquica em uma pirâmide as necessidades dos indivíduos, de acordo com ele os humanos vivem a procura de satisfazer determinadas necessidades, para Maslow satisfazer estas necessidades é o que motiva esses indivíduos.


Pirâmide de Maslow, também conhecida como hierarquia das necessidades de Maslow

Na base da pirâmide estão às necessidades Fisiológicas, são aquelas essenciais para manutenção do corpo saudável, como comer, dormir e abrigo contra as intempéries do tempo. É a necessidade básica de sobrevivência, quando falta alimento os homens arriscam a vida na caça de animais para saciar a fome é um exemplo simples. No próximo nível estão as necessidades de Segurança, são aquelas relacionadas a segurança da família, do corpo e da propriedade, esta ligada diretamente com o sentir seguro.

No próximo nível da pirâmide estão as necessidades de cunho Social, essa necessidade está relacionada ao sentimento de pertencer a um grupo, de fazer parte de uma sociedade, por isso a maioria de nós não conseguimos viver isolados do mundo. O nível acima está a necessidade de Estima, é o desejo de reconhecimento e respeito dos outros, é a vontade de ver seu potencial reconhecido.

O ultimo nível é a necessidade da Auto Realização, é o ponto que todos queremos chegar, é quando todas as outras necessidades foram satisfeitas e precisamos nos sentir realizados, envolve uma serie de fatores como moralidade, criatividade, independência, é o ponto da vida que todas as outras coisas foram conquistadas nesse ponto busca-se o sentimento de realização que poucos irão sentir durante toda vida.

Entender sobre motivação é muito importante, pois é ela que nos impulsiona em determinada direção, precisamos ter metas, objetivos e estar determinados para vencer os obstáculos e desafios que com certeza irão surgir, compreender sobre motivação também explica o comportamento humano, e como podemos criar um ambiente organizacional que tenha como alvo o sucesso.

Autor: Marinho Santos
Instagram: @dosesdegestao
E-mail: martoss@hotmail.com

Curta nossos artigos e compartilhes com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com