DG

blogger com Doses na medida certa sobre gestão, finanças e empreendedorismo para administradores e gestores

DG

O que você precisa saber sobre Liderança?

Hoje vamos falar de um assunto muito relevante no mundo corporativo, o tema é Liderança. Para muitos se trata de gerencia, diretoria ou presidência de uma empresa, está associada a um cargo que tem missão de decidir, delegar e coordenar um grupo ou uma equipe de pessoas. Mas a liderança vai além, ela não está associada somente ao cargo, mas a pessoa, muitos são líderes sem nunca terem ocupado um cargo de direção em uma companhia, sua capacidade nata de convencer, mediar conflitos e juntar pessoas em torno de um objetivo, fazem com que outros reconheçam neles qualidades de um líder que deseja ser seguido.

Sempre que me vem à mente liderança, me recordo da  fala de uma professora da disciplina de Comportamento Organizacional durante a faculdade que dizia “Liderança é como virgindade, se você precisa provar que é, é porque você não é”, ou seja o líder não precisa provar que é líder, ele deve ser reconhecido pelos outros como tal, se todos os dias fizer necessário ele utilizar da força, medo, coação e autoridade para que  as pessoas  façam aquilo que ele delega, com certeza ele não está sendo um bom líder.

Outro ditado bem interessante que sempre levo comigo é “ser líder é fazer com que outros façam aquilo que você quer sem que eles percebam”. A liderança vai além da autoridade, está na capacidade de inspirar, motivar e fazer com outros queiram segui-lo a um objetivo.  Para isso as pessoas devem observar qualidades como coragem, integridade, responsabilidade e um exemplo de cooperação, pois ser líder é mais do que dizer vão e façam, e dizer vamos e façamos juntos, liderar é dar exemplo, é estar à frente no campo de batalha, é ser o primeiro a chegar e último a ir embora, é ter a humildade de quando necessário fazer tarefas consideradas menores.

Vamos discutir brevemente os tipos de liderança para que possamos compreender as características de cada perfil.  Primeiro temos a liderança Autocrática, é aquela em que o líder impõe suas ideias, não permite o diálogo, as decisões e soluções devem ser as dele. Esse é um tipo de liderança que devemos evitar, pois como vista acima, as pessoas vão reconhecer sua posição pela força, o que não é saudável para o espirito de cooperação do grupo.

Na contramão da Autocrática, vem a liderança Democrática, é onde os membros do grupo são estimulados a pensar, debater ideias e soluções, todos podem falar, sugerir, dizer o que pensam e essa participação é valorizada e recompensada, o papel do líder é ser um suporte para o grupo.

Já a liderança Liberal, concede as pessoas total confiança, delegando aos membros do grupo completa liberdade para tomada de decisões, este é um caso que deve ser avaliado, pois ele é útil em um processo de capacitação, e avaliação da maturidade e dos relacionamentos interpessoais do grupo, nesse tipo de liderança o líder tem papel apenas de estimular a criatividade dos indivíduos.

Por último vamos analisar a liderança Situacional, neste caso o líder mostra onde deseja chegar, a direção a seguir, estabelece prioridades, determina as funções e diz as metas que devem ser atingidas e qual o tempo para isto, levando em conta fatores como maturidade e experiência da equipe.

O sucesso de um empresa e o nível de comprometimento das pessoas está diretamente relacionada a forma com que o líder conduz sua equipe e a tomada de decisões, pois ser líder não é apenas dar ordens é também motivar, estimular o espirito de cooperação e desenvolver metas e objetivos tangíveis e acompanhar as necessidades das pessoas, saber ouvir  e ter a empatia que é a capacidade de se colocar no lugar de outros.

Desta forma, você precisa entender que Liderança é qualidade e não apenas um cargo, você pode nascer com ela ou cultiva-la, pra isso é preciso sempre avaliar suas ações, emoções e palavras, para entender se está conseguindo a admiração e respeito das pessoas.

Curta nossos artigos e compartilhes com seus amigos

One Reply to “O que você precisa saber sobre Liderança?”

  • Uau, fantástico. Essa foi a melhor forma de definir o privilégio que poucos se empenham em conquistar, a liderança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com