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Marketing de Experiência para fidelizar clientes

Esta semana após muita reflexão sobre o que escrever, optei por falar sobre um tema muito interessante que tem me feito refletir muitos nos últimos dias, tenho pensando sobre o porque somos fieis a uma marca, um salão de beleza ou barbearia, compramos quase sempre na mesma farmácia, no mesmo supermercado, vamos no mesmo dentista, médico e etc. Estamos dispostos a pagar um valor maior que outros concorrentes, tudo isso para continuarmos fieis a um fornecedor.

Depois de pensar sobre este assunto, para entender este comportamento do consumidor, percebi que empresas e marcas que conseguem fidelizar seus consumidores, não vendem apenas um produto ou serviço, fornecem uma experiência prazerosa, o que faz com que que o consumidor queira repeti-la.

Por este motivo é tão importante nos perguntarmos que tipo de experiência meus consumidores estão tendo ao consumirem meu produto ou serviço? Pois a resposta desta pergunta está associada diretamente ao sucesso do meu negócio. Para compreender melhor, podemos citar o Marketing de Experiência, que tem como foco usar a emoção para atrair e fidelizar clientes, o seu método trabalha o contato com a marca para oferecer uma experiência única para cada pessoa. 

Uma empresa só existe, se tiver pessoas dispostas a comprar seus produtos, assim é essencial entender como os clientes se relacionam e que sensação tem com estes produtos, entender isto e buscar formas de melhorar esta experiência pode fazer com que seu consumidor se identifique com a marca, seja fiel e novos clientes sejam atraídos.  Para fazer isto comece a observar os hábitos das pessoas, se tem dúvidas sobre o produto e se se sentem atraídas a seu ponto de venda, são algumas sugestões para dar início ao um processo de conhecimento do seu público alvo.

Pensar nesses pontos é útil e necessário, não importa o tamanho do negócio, tudo se resume a gente e com elas reagem, um balcão limpo, um pão quentinho e um bom dia sincero de um atendente que acordou cedo em uma pequena padaria pode fazer com que seus clientes queiram repetir essa experiência todos os dias logo pela manhã.  Este é um simples exemplo de que entender o que as pessoas procuram é essencial para o futuro de um empreendimento.

Fica aqui esta breve reflexão sobre a importância da experiência na vida das pessoas, as organizações quando conseguem perceber que o processo de compra passa também pelo emocional e buscam conhecer as necessidades, desejos e entender o comportamento delas, para criar uma conexão empresa cliente, as chances de conseguir a fidelização citada logo no início deste artigo serão sem dúvida muito maiores.   

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